sábado, 19 de julho de 2008

Apelidos do Vascão...




BACALHAU >> Nos anos 60, o cartunista Henfil, no Jornal dos Sports, criou o apelido Bacalhau, que também teve grande aceitação entre os torcedores.

CRUZ DE MALTA >> "A cruz de malta é o meu pendão...", diz o hino popular do clube.

GIGANTE DA COLINA >>

O TIMA DA VIRADA >> Grito surgido nos anos 80, a partir do samba-enredo da escola de samba Beija-flor de Nilópolis no carnaval de 1978, "A Criação do Mundo na Tradição Nagô", cujo refrão foi adaptado pela torcida pelo fato de o Vasco ser um time que tradicionalmente vira o jogo, ou seja, obtém a vitória após iniciar a partida perdendo.
"ÊÊÊ ÊÊÊ ÊÊÊ
Ô Ô ÔÔ
O VASCO É O TIME DA VIRADA
O VASCO É O TIME DO AMOR"



CASACA >> Os remadores do Vasco eram jovens que gostavam de frequentar festas. Um belo dia numa festa com traje a rigor, os atletas, depois de terem bebido muito, começaram a tirar seus paletós (casacas) e gritar "casaca". Logo os vascaínos da turma da fuzarca emendaram casaca com turma da fuzarca, e o grito foi se formando. A partir daí tornou-se o grito das vitórias do Vasco nos campeonatos de remo, e depois em todas as modalidades do Vasco da Gama.



FUZARCA >> Turma da Fuzarca. Fuzarca significa simplesmente "farra". E assim a turma da Fuzarca foi ganhando participação maciça dos atletas e torcedores.

EXPRESSO DA VITÓRIA : A denominação Expresso da Vitória surgiu num programa esportivo e musical da Rádio Nacional, por atropelar seus adversários em campo. Assim ficou conhecido um dos maiores times da história do Club de Regatas Vasco da Gama, durante a fase de grandes vitorias entre 1945 e 1952.
| More

Nenhum comentário: